segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Processo visto - parte II

Visto aprovado, e agora?

é necessário tirar uma nova via da sua certidão de nascimento (a minha custou +- 35 reais) e enviar para para o MRE, e lá eles carimbam seu documento, sem custo. Se você tiver alguém em Brasília que possa levar seu documento, melhor ainda, porque eles te devolvem na mesma hora. Caso envie pelos correios, o prazo de devolução são de 20 dias. No site do MRE tem endereços em várias cidades, achei por acaso quando pesquisava informações para esse post (#chatiada). Maiores informações e cidades que tem o MRE aqui.

Certidão em mãos, agora é a hora de traduzir. Pode ser feito na língua inglesa, e creio que o valor é bem inferior a tradução para o holandês (alguém confirma?), sem contar a quantidade de tradutores juramentados (joga no google "tradutor juramentado + seu estado + junta comercial"que aparece o site do seu estado com a lista dos tradutores)! Eu paguei R$ 144.00.

Feita a tradução, eu fui ao MRE autentica-la. Como possui escritório em Recife, foi mais fácil e peguei em 48 horas. Repetindo: certidão de nascimento original e tradução tem que ir pro MRE (foi no próprio consulado que tive essa informação, e como não tem nenhum custo para a gente, o que impede fazer né?)!!!!

Após a tradução + MRE, tem que autenticar no consulado (R$ 77.00 cada documento), mas eu deixei para fazer isso no dia que fui buscar o passaporte, já que a certidão só vai ser usada lá na Holanda. Tem que autenticar original e tradução - caso não tenha sido feita por um tradutor reconhecido na Holanda -  .

Não leve a certidão para ser traduzida antes dela passar pelo MRE! O carimbo precisa ser traduzido também!!!!!!!!!!!!!!!

Quando o visto é aprovado a agência entra em contato e você vai ao consulado holandês mais próximo com os seguintes documentos:

- formulario MVV (aqui e aqui - o segundo link é apenas a tradução do documento original, para ajudar na hora do preenchimento)
- 2 fotos 3x4
- 90 reais para postagem (seu passaporte vai ser enviado para o Chile)
- passaporte

Entregue tudo, agora é só aguardar. O prazo de devolução que me
deram foi de cinco semanas, mas pode chegar antes, tudo depende dos correios... O meu demorou quaaase três! O passaporte volta para o consulado (uma amiga recebeu pelos correios, informem-se sobre isso caso morem numa cidade que não tem consulado!), eles te ligam e é só buscar! Lembre-se de levar a certidão de nascimento para autenticar la também, caso não tenha feito antes!!!

E é isso!

Depois que o stress passa você vê que de complicado não tem nada :)

Boa sorte a quem estiver vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário